Há quem pensa que a fisioterapia é uma ciência que apenas cuida dos nossos sistemas muscular e ósseo. Na verdade, há outra especialidade que o fisioterapeuta pode ter, que é ser responsável pelo auxílio na prevenção e na reabilitação do sistema cardíaco: a fisioterapia cardiorrespiratória.
O que é?
A Fisioterapia Cardiorrespiratória é uma especialidade da Fisioterapia que atua na prevenção e tratamento de diversas doenças de origem cardíaca e/ou do sistema pulmonar, como a asma, bronquite, pneumonia, insuficiência cardíaca, doença pulmonar obstrutiva crônica, com o objetivo de melhorar o suprimento de oxigénio ao organismo e assim reduzir sintomas de falta de ar, tosse e expectoração.
A Fisioterapia Cardiorrespiratória ajuda a melhorar a capacidade pulmonar e a eficiência respiratória, através de técnicas manuais e instrumentais de limpeza das vias aéreas (proporcionar a expectoração), técnicas de controle respiratório, técnicas de ventilação e expansão pulmonar e torácica e exercício clínico (aeróbio, força e flexibilidade).
Além destes benefícios a Fisioterapia Cardiorrespiratória melhora a qualidade de vida dos pacientes promovendo reestabelecimento do nível de atividade física e funcionalidade, afetados por doenças do sistema cardiovascular e pulmonar, através do treino das atividades diárias, como caminhar, subir e descer escadas, transportar compras, etc.
Para quem é indicada a Fisioterapia Cardiorrespiratória?
A Fisioterapia Cardiorrespiratória é útil em qualquer fase do ciclo de vida, em qualquer faixa etária, desde o recém-nascido e criança à população com idade mais avançada.